Plantão
Nacional

92% dos brasileiros dizem confiar na ciência, segundo pesquisa

Publicado dia 06/06/2022 às 18h27min
Estudo realizado pela 3M indica que 92% dos brasileiros confiam na ciência e 90%, nos cientistas.

Estudo realizado pela 3M indica que 92% dos brasileiros confiam na ciência e 90%, nos cientistas. A empresa realizou entrevistas com mais de 17.000 pessoas de 17 países de Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Foram entrevistadas 1.000 pessoas acima dos 18 anos no Brasil. A pesquisa foi realizada on-line e presencialmente de setembro a dezembro de 2021. Segundo o State of Science Index (Índice do Estado da Ciência, em tradução livre), o índice brasileiro de confiança na ciência é superior à média mundial, de 86%.

Dos entrevistados brasileiros, 95% disseram que a ciência é importante para sua vida cotidiana e 87% falaram não haver consequências negativas ao se valorizar a ciência e a produção científica. Para 71%, haverá mais emergências de saúde pública se as pessoas não puderem confiar nas notícias sobre ciência.

Quase a totalidade (91%) dos entrevistados brasileiros disseram estar preocupados de que eles ou um ente querido sejam deslocados por causa de mudanças climáticas. Mais da metade (56%) responderam acreditar que vai haver aumento na gravidade dos efeitos das mudanças climáticas;

Eis mais dados:

56% disseram querer que a ciência ajude com o acesso igualitário à saúde de qualidade;
55% disseram querer que a ciência ajude com a qualidade do ar e no combate à fome; e
52% disseram querer que a ciência ajude contra os efeitos da mudança climática.

 

Fonte: Poder360 Divulgação: scctv.net.br