Reconhecimento foi pelas ações empreendidas em prol da alfabetização. Foto: MEC
Camaquã conquistou o Selo Ouro na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.
A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), divulgada e reconhece as ações empreendidas em prol da alfabetização, em regime de colaboração com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, e com o programa Alfabetiza Tchê, do Governo Estadual.
A Rede Municipal de Educação de Camaquã alcançou 90 pontos, sendo então concedido o Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização.
Para concorrer aos selos bronze, prata ou ouro, os municípios aderentes deveriam comprovar as ações realizadas com foco na alfabetização durante o ano de 2024 por meio do envio de documentos produzidos pela Secretaria de Educação e Desporto.
Para conferir documentos e avaliar critérios, será criada uma comissão técnica de avaliação, composta pelos articuladores nacionais e regionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
Uma comissão gestora do selo também será estabelecida pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. Os membros, suas funções e atribuições serão detalhados no Guia do Participante do Selo, a ser publicado na página eletrônica do CNCA.
Entre os objetivos do Selo Alfabetização, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.
Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE.
O CNCA busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
O Compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território, de acordo com as suas especificidades.
Leia Também: Miséria cai, desigualdade, não: especialistas explicam por que o Brasil não distribui renda – SCC TV – TV/RD
Fonte: Ascom PM Camaquã e MEC – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb