Saiba por que esses alimentos ajudam a manter o seu cérebro saudável e a prevenir o declínio cognitivo
Diversos estudos vêm sendo realizados na busca por hábitos alimentares e de estilo de vida que possam impactar positivamente a saúde do cérebro e a prevenção do declínio cognitivo e demências.
Não há dúvidas de que uma dieta balanceada é um dos pilares para a melhora do fluxo sanguíneo para o cérebro, auxiliando no combate aos radicais livres e trazendo benefícios para o órgão.
Uma alimentação rica em vitaminas, fibras, minerais e gorduras benéficas é um passo importante para a proteção do cérebro, que está conectado a todas as partes do nosso corpo.
“As evidências estão começando a moldar nossa compreensão de como a comida está ligada à saúde do cérebro e isso inclui pensamento, memória, função cognitiva aprimorada e redução do risco de Alzheimer e demência”, disse a neurocientista Hana Burianova em uma entrevista ao Daily Mail.
Inclua esses alimentos à sua dieta e proteja o seu cérebro
Diversos alimentos são importantes aliados na saúde do cérebro. Se você deseja prevenir problemas futuros, o ideal é começar a reavaliar os seus hábitos alimentares e incluir esses alimentos no seu cardápio o quanto antes.
Peixes ricos em ômega-3:
Peixes oleosos, como salmão, cavala, truta, sardinha, arenque e anchova, são ricos em ácidos graxos ômega-3, que favorecem o fluxo sanguíneo cerebral, estimulam a memória e reduzem o risco de perda cognitiva.
Estudos indicam que consumir peixe duas vezes por semana pode diminuir o risco de demência em até 44%. Veja mais alimentos ricos em ômega-3:
- Abacates;
- Oleaginosas, como nozes, castanha-do-Pará, pistache, amêndoas;
- Sementes de chia e linhaça;
- Óleos vegetais, como o azeite de oliva.
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B:
Alimentos que são fontes de vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento das células cerebrais e saúde do cérebro.
Essas vitaminas ajudam na produção de energia para as células do cérebro, melhoram o humor, a clareza de pensamento e auxiliam na remoção de resíduos celulares do cérebro (que podem ser tóxicos), promovendo o bom funcionamento dos neurônios. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B:
- Ovos;
- Legumes;
- Folhas verde-escuras;
- Grãos integrais;
- Carne;
- Peixe;
- Leguminosas (feijões, lentilhas, grão-de-bico)
Alimentos ricos em vitamina E:
A vitamina E é um antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, prevenindo danos às células e aos tecidos, incluindo o cérebro. Esse antioxidante ajuda a desacelerar do declínio cognitivo e melhora a memória durante o processo de envelhecimento cerebral. Alimentos ricos em vitamina E:
- Brócolis;
- Espinafre;
- Sementes;
- Abóbora;
- Azeite de oliva;
- Abacate;
- Kiwi;
- Truta;
- Camarão.
Alimentos ricos em flavonoides
Alimentos que naturalmente tem tonalidades avermelhadas e em tons de vinho, ricos em flavonoides, ajudam a proteger o cérebro, aumentando o fluxo sanguíneo e fornecendo oxigênio e glicose aos neurônios. Eles também favorecem a memória e o aprendizado.
Esses compostos fenólicos são encontrados em frutas cítricas, frutas de coloração avermelhadas, em vegetais vermelhas e roxos. Outros alimentos que contêm flavonoides:
- Brócolis;
- Espinafre;
- Couve;
- Cebola;
- Aspargos;
- Verduras de cores verde-escuras.
- Chocolate amargo;
- Nozes;
- Gengibre;
- Chá verde;
- Aipo;
- Salsa;
- Orégano;
- Alimentos à base de soja (incluindo tofu).
Leia Também: Por que uma casa excessivamente limpa pode ser prejudicial à saúde? Cientistas explicam – SCC TV – TV/RD
Fonte: Clarise Muniz – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb