O Grêmio tem o indigesto desafio de vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar na Copa do Brasil. Afinal, o CSA conquistou um triunfo, de virada, por 3 a 2, no jogo de ida, em Maceió.
O questionamento é se o time terá a competência de alcançar este feito em meio ao desempenho irregular e cenário de desconfiança sobre o elenco.
O Tricolor Gaúcho conquistou uma vitória por dois gols ou mais de vantagem somente em cinco dos 29 jogos disputados nesta temporada – apenas 17%. A última vez que o Grêmio alcançou o feito foi no começo de abril.
Na oportunidade, os gaúchos superaram o Atletico Grau, na Arena, pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Os outros quatro triunfos com vantagem de dois ou mais gols foram no Campeonato Gaúcho.
Temores e esperança para a missão do Grêmio em avançar na Copa do Brasil
O receio do torcedor é que sob o comando de Mano Menezes o time ainda não venceu por dois gols de diferença. Além disso, a dificuldade em sustentar vantagens, até mesmo pela fragilidade defensiva é um ponto que causa preocupação.
Por outro lado, como o CSA é um adversário de nível inferior, já que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e traz esperança.
Mesmo assim, o histórico do Grêmio contra oponentes mais frágeis nesta edição da Copa do Brasil não é empolgante. Isso porque até conquistou classificações nas etapas anteriores contra São Raimundo-RR e Athletic, de Minas Gerais. Contudo, não teve autoridade e a vaga veio somente nas disputas de pênaltis.
Uma vitória por apenas um gol de diferença levará a definição da vaga novamente para a marca fatal. Um empate ou derrota significa a eliminação.
Vitorias do Imortal por dois ou mais gols de diferença na temporada
. Grêmio 4×0 Caxias – Campeonato Gaúcho – 26 de janeiro;
. Monsoon 0x3 Grêmio – Campeonato Gaúcho – 29 de janeiro;
. Grêmio 5×0 São Luiz – Campeonato Gaúcho – 1º de fevereiro;
. Imortal 5×0 Pelotas – Campeonato Gaúcho – 11 de fevereiro;
. Grêmio 2×0 Atlético Grau – Sul-Americana – 8 de abril

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Escalações prováveis
Grêmio – técnico Mano Menezes
Provável escalação: Tiago Volpi, João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti, Cristian Olivera, Monsalve e Braithwaite; Arezo
CSA – técnico: Higo Magalhães
Provável escalação: Gabriel Félix; Felipe Albuquerque, Betão, Islan e Enzo; Gustavo Nicola, Camacho, Silas e Gabriel Vieira; Guilherme Cachoeira e Tiago Marques.
Arbitragem
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (Fifa/SP)
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP)
Assistente 2: Raphael de Albuquerque Lima (SP)
VAR: Daiane Muniz (Fifa/SP)
Quarto árbitro: Lucas Guimaraes Rechatiko Horn (RS)
LEIA TAMBÉM: Taça Camaquã de Futsal 2025 dá o pontapé inicial com cerimônia de abertura e grandes confrontos – SCC TV – TV/RD
Flipar e RD Grenal – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb/@SCCTV3