Camaquã celebra o Dia de Cooperar, com uma programação especial voltada à comunidade! Uma ação que reforça o papel das cooperativas no desenvolvimento local e marca o Ano Internacional do Cooperativismo, destacado pela ONU em 2025.
Confira o que te espera:
10h – Programa Esquina Democrática direto da praça Zeca Netto
Caravana Social com serviços gratuitos:
- Saúde alimentar e bucal
- Corte de cabelo, manicure e barbeiro
- Pipoca e algodão doce
- Informações sobre o Cadastro Único
Secretaria da Saúde: medição de glicose e aferição de pressão
Participação das Cooperativas Escolares de Camaquã
14h – Aulão de Dança com o professor Reginaldo Barbosa
O futuro é cooperativo, e ele começa com atitudes que transformam! Participe com a gente e ajude a construir um mundo melhor!
📍 Praça Zeca Netto
📅 05 de julho
🕙 A partir das 10h

Saiba mais sobre o assunto
ONU declara 2025 como o Ano Internacional do Cooperativismo

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade a resolução que declara 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas — uma homenagem que vai colocar o cooperativismo no centro da agenda global.
O objetivo da ONU é incentivar os 195 países-membros a fortalecer o cooperativismo em contextos nacionais, regionais e internacionais.
O propósito dessa iniciativa é estimular ações de auxílio técnico, transferência de conhecimento e dar voz ativa aos representantes cooperativistas, além de reforçar o papel das cooperativas no desenvolvimento econômico, social e sustentável, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O cooperativismo está em pleno crescimento
Com base em princípios de colaboração, solidariedade, equidade e transparência, as cooperativas têm se mostrado relevantes em temas como: desenvolvimento social de comunidades, empoderamento feminino, pessoas com deficiência e povos indígenas, além de contribuírem para a erradicação da fome e da pobreza.
Estudos mostram que 88% dos brasileiros veem o cooperativismo como um movimento moderno e inovador, o que reflete a importância crescente desse modelo de negócio.
Atualmente, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2024, o Brasil conta com mais de 23 milhões de cooperados e gera mais de 550 mil empregos diretos. No cenário mundial, há mais de 1,2 bilhão de cooperados, evidenciando a relevância e o crescimento contínuo desse movimento.
O tema de 2025:
“Cooperativas constroem um Mundo Melhor”
O tema escolhido para o Ano Internacional das Cooperativas de 2025 destaca a contribuição das cooperativas para um mundo mais sustentável.
O modelo cooperativo oferece soluções inovadoras para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas, desigualdade social e desenvolvimento econômico sustentável — o que destaca a importância das cooperativas na aceleração do trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.
Ascom Pref Camaquã e Sistema/OCB/ES – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb/@SCCTV3