Treinador português estava livre no mercado desde novembro, quando foi demitido pelo do Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Luís Castro assinou contrato até o final de 2027. Foto : Vítor Silva / Botafogo/scctv.net.br
Anunciado pelo Grêmio na sexta-feira, Luís Castro é natural da cidade de Vila Real, em Portugal. A sua primeira experiência no futebol foi como lateral-direito, sendo formado pelo União de Leiria (POR). Dentro das quatro linhas, ele teve uma carreira modesta, com passagens também por Industrial Desportivo Vieirense, o Elvas (POR), Fafe e Águeda, todos clubes de Portugal.
Carreira como treinador
Em 1998, Castro iniciou a carreira como técnico no Águeda (POR). Após passagens por Mealhada (POR) e Estarreja (POR), o profissional teve o primeiro trabalho de maior destaque no Sanjoanense (POR), o levando para o Penafiel (POR), onde disputou a primeira divisão de Portugal. Após dois anos, em 2006, ele rumou para o Porto (POR), clube que permaneceu por 10 anos.
Nos Dragões, Luís Castro começou como coordenador de formação e depois passou para a equipe B, onde foi campeão da segunda divisão em 2016. Ainda em 2014, durante um breve período, ele comandou o time principal de maneira interina em 16 jogos, com nove vitórias, um empate e seis derrotas. Entre 2016 e 2019, o profissional passou por mais três clubes em Portugal: Rio Ave, Chaves e Vitória de Guimarães.
Em 2019, Castro trabalhou fora de Portugal pela primeira vez, assumindo o Shakhtar Donetsk (UCR). Até 2021, realizou o primeiro grande trabalho, conquistando o Campeonato Ucraniano. Durante esse período, o profissional teve bons números: foram 84 partidas, com 51 vitórias, 16 empates e 17 derrotas. Entre 2021 e 2022, comandou o Al-Duhail (QAT), onde disputou apenas 26 jogos (18 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas), o suficiente para conquistar a Copa do Emir do Catar.
Em abril de 2022, Luís Castro desembarcou para o primeiro trabalho no Brasil. Ele foi o escolhido por John Textor para o ser o primeiro treinador do Botafogo na era SAF. Após um início conturbado, o profissional ganhou destaque no Brasileirão de 2023, com o Glorioso sendo líder da competição. No final de junho de 2023, o português aceitou uma proposta do Al-Nassr (SAU) e deixou Brasil. Foram 81 partidas, com 44 vitórias, 15 empates e 22 derrotas.
Na Arábia Saudita, em 2023, Castro conquistou a Liga dos Campeões Árabes, derrotando o Al-Hilal (SAU) na final por 2 a 1, com dois gols de Cristiano Ronaldo. Um ano depois, em setembro de 2024, o português foi demitido do Al-Nassr (SAU), após ficar pressionado pelos maus resultados no início da temporada. Ao todo, comandou o time em 66 jogos, com 44 vitórias, 12 empates e apenas sete derrotas.
O último trabalho de Luís Castro foi no Al-Wasl (EAU) entre junho e novembro de 2025. Segundo o clube dos Emirados Árabes, a saída do técnico português foi em comum acordo: “A empresa de futebol chegou a um acordo para rescindir o contrato por mútuo consentimento com o treinador português Luís Castro, desejando-lhe sucesso em seus projetos futuros”. Foram apenas 12 partidas, com sete vitórias, quatro empates e uma derrota.
LEIA TAMBÉM: Inflação, impostos e desigualdade: saiba por que é cada vez mais caro ser da classe média no Brasil – SCC TV – TV/RD
Hitória de Lucas Mello – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb/@SCCTV3/(10)





