Gerar e compartilhar nudes sem consentimento nas redes sociais pode gerar punições na Justiça. Foto : Reprodução/Freepik
“Trend do biquini” no X gerou revolta nas redes sociais nas últimas semanas
Recentemente a “trend do biquini” na rede social X, o antigo Twitter, gerou revolta nas redes sociais. Usuários pegam fotos comuns, principalmente de mulheres – e alguns casos até de crianças – e pedem para a Inteligência Artificial (IA), o Grok, deixar as vítimas apenas com biquini, sem consentimento.
A situação reacendeu o debate sobre a utilização da IA com o objetivo de sexualizar pessoas, muitas vezes, inclusive, com o fim de constranger ou se vingar, algo que já acontece em casos de vingança envolvendo “nudes” reais.
Para entender melhor as implicações do mau uso da IA e como as pessoas podem agir legalmente caso sejam vítimas da situação, o Direto ao Ponto conversou com o advogado Marcelo Ruivo, doutor em Ciências Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Ele também atua como professor convidado no IDP de Brasília e nas Universidades de Turim e de Ferrara.
LEIA TAMBÉM(also read): Maior oferta de gado gaúcho e carne de fora do Estado reduz preço do boi gordo – SCC TV – TV/RD
História de Ubiratan Júnior – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb/@SCCTV3/(10) Pinterest





