A Semana Zero começará no dia 6 ao dia 10 de novembro, com objetivo de evitar descartes irregulares na terra, nas águas, com a finalidade de evitar a poluição do planeta.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) promoverá atividades na Semana Lixo Zero que ocorre de 6 a 10 de novembro. A pasta divulgou nesta quarta- feira (1°/11) a programação da Semana.
INÍCIO SEMANA ZERO
As ações realizadas pela Secretaria iniciarão no dia 7 com recebimento de materiais de logística reversa e se encerram no dia 9 com palestras sobre o tema.
Confira o cronograma de atividades da Semana Lixo Zero:
Dia 07/11: Recebimento de materiais da Logística Reversa: Lâmpadas, Pilhas, Eletroeletrônicos e Óleo de Cozinha Usado. Receberemos também tampinhas de garrafa e blísteres (cartelas de remédios). Local: Praça Zeca Netto, das 09 às 17h;
Dia 08/11 – Oficina de Compostagem na E.M.E.F. Chequer Buchaim, em horários a serem marcados pelas escolas interessadas;
Dia 09/11 – Palestra sobre a Semana Lixo Zero e a destinação correta de Resíduos – Manhã: às 8h30min e tarde: às 15h, no auditório do IFSUL;
Dia 09/11 – Reunião Almoço da ACIC o Professor da FURG Sr. Marcelo Dutra da Silva com a palestra – Construindo Negócios resilientes: ESG e o desafio do Lixo Zero no contexto empresarial. Ás 12h. Local: sede social da ACIC.
TIRE SUAS DÚVIDAS
Mais informações sobre a Semana Lixo Zero podem ser obtidas através do telefone (51) 3692-1623 ou pelo whatsapp (51) 981914382.
COMCEITO DE LIXO ZERO
Lixo zero é uma meta que é ética, econômica, eficiente e visionária para orientar pessoas a mudar seus estilos de vida e práticas para emular ciclos naturais sustentáveis, onde cada material descartado seja projetado para tornar-se recurso para outros usos.
SIGNIFICADO DE LIXO ZERO
Lixo Zero significa desenhar e gerir produtos e processos para sistematicamente evitar e eliminar o volume e toxicidade de lixo e materiais, conservar e recuperar todos recursos naturais, e não os incinerar ou aterrar.
Implementar o conceito Lixo Zero irá eliminar todos os descartes na terra, nas águas ou na atmosfera que são nocivos para a saúde planetária, humana, animal e vegetal.
Zero Waste envolve o movimento de mudar a perspectiva linear da disposição final de lixo para a frente da gestão de recursos.
Se um produto não puder ser reutilizado, reparado, reconstruído, restaurado, refinado, revendido, reciclado ou compostado, ele deve ser restrito, redesenhado ou removido da produção
A meta é atingir lixo zero de 90% de desvio dos resíduos sólidos do aterro e ou da incineração, gerando emprego, renda e garantindo a responsabilidade socioambiental da universidade.
Entenda o que significa cada um dos resíduos:
RECICLÁVEL – Resíduo que pode ter uma nova utilidade.
Recicláveis mais comuns na UDESC: papel limpo e plástico.
ORGÂNICO – Resíduo produzido a partir de origem vegetal ou animal. Pode ser compostado.
Orgânicos mais comuns na UDESC: restos de alimentos e guardanapos usados.
REJEITO – Resíduo que não pode ser reciclado ou compostado. Este é o verdadeiro lixo.
Rejeitos mais comuns da UDESC: Resíduos de banheiros.
Fonte: Ascom PM Camaquã e UNDESC – Divulgação; scctv.net.br