Estádio Beira-Rio iluminado com as cores do RS em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV
Estádio estava sem iluminação desde 4 de maio, após ter sido inundado pelo Guaíba, em Porto Alegre. Complexo esportivo passa por limpeza.
O Sport Club Internacional iluminou o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul – verde, vermelho e amarelo. O estádio colorado voltou a ganhar luzes nesta quarta-feira (5), depois de mais de um mês sem iluminação em razão das enchentes, que deixaram 172 mortos e 2,3 milhões de pessoas afetadas entre abril e maio.
Segundo o clube, “a iluminação homenageia a força do povo gaúcho, que inicia um processo de reconstrução após a tragédia do mês de maio”.
“Seguimos juntos, batalhando por nosso estado e nossa gente”, afirmou o Internacional, em comunicado.
O estádio estava sem luz desde 4 de maio. De acordo com o Internacional, 75% do complexo já teve a energia restabelecida.
Estádio Beira-Rio iluminado com as cores do RS
Estádio alagado
O estádio foi um dos cartões-postais de Porto Alegre afetado pela cheia do Guaíba. O gramado ficou completamente alagado, bem como algumas salas do Beira-Rio.
O Beira-Rio fica no bairro Praia de Belas. Segundo a prefeitura, 1.514 moradores, 1.733 empresas, 194 edificações e 21 praças e parques foram afetados pela cheia na região.
Duas casas bombas, que ajudam a drenar a água acumulada nas ruas, funcionam nas imediações.
O Beira-Rio foi construído ao longo da década de 1960, sobre um aterro levantado onde antes ficavam as águas do Guaíba. Entre a margem e o estádio, passa um dique para contenção da água, com a Avenida Edvaldo Pereira Paiva erguida sobre a estrutura.
CT Parque Gigante
Mais próximo das margens do Guaíba, o Centro de Treinamento (CT) Parque Gigante também sofreu impactos pelo avanço das águas.
O Inter encerrou a primeira fase da limpeza no CT. Foram retirados cerca de 50 toneladas de entulhos. O colorado prevê a retomada do local em 90 dias.
O Inter informou que a melhoria mais urgente é a reconstrução do prédio que acolhia os jogadores. Além do replantio da grama de inverno, uma vez que os gramados do CT foram bastante afetados.
LEIA TAMBÉM: RS: influencer que associou enchentes à ‘macumba’ vira ré por intolerância – SCC TV – TV/RD
Fonte: Gustavo Chagas, g1 RS e RBS TV – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb