Em meio ao recesso legislativo, a deputada bolsonarista Caroline De Toni (PL-SC) protocolou nesta segunda-feira (22) um pedido para a realização de uma sessão extraordinária remota da Câmara dos Deputados. A iniciativa, segundo O Globo, busca inserir na pauta três projetos, entre eles a proposta que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e às manifestações que contestaram o resultado das eleições de 2022.
A investida da deputada ocorre em um momento delicado para Jair Bolsonaro, que se encontra submetido a medidas cautelares determinadas pela Justiça. Desde a operação da Polícia Federal realizada na última sexta-feira (19), o ex-mandatário passou a usar tornozeleira eletrônica, o que intensificou os apelos da base bolsonarista por uma reação institucional do Congresso.
Além da proposta de anistia, Caroline De Toni pretende pautar dois projetos que alteram a Lei do Impeachment em relação aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Um deles amplia as possibilidades de enquadramento por crime de responsabilidade, enquanto o outro busca fixar prazos e critérios objetivos para o andamento de pedidos de afastamento de ministros no Senado. As medidas fazem parte da ofensiva da oposição contra o Judiciário, especialmente o STF.
A tentativa de convocação da sessão remota tem como alvo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Na semana passada, aliados de Bolsonaro já haviam tentado suspender o recesso parlamentar, mas a iniciativa foi barrada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Nesta segunda-feira (22), Bolsonaro se reuniu com parlamentares e defendeu que a anistia seja tratada como prioridade. O ex-mandatário deverá comparecer nesta terça-feira (23) a comissões da Câmara onde estão previstas moções de repúdio à sua atual situação jurídica.
LEIA TAMBÉM: Localidade da Figueira Marcada recebe melhoria na estrada neste final de semana – SCC TV – TV/RD
História de 247 Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb/@SCCTV3
1 thought on “Bolsonaristas pressionam Motta por sessão remota para votar anistia e mudar impeachment de ministros do STF”