>>> Escute nossa rádio enquanto ler o artigo <<<

A formação alvinegra agora tem 73 pontos, contra 70 da alviverde.

Botafogo reage e retoma do Palmeiras a liderança do Campeonato Brasileiro

Esportes

O Botafogo deu um passo importante, na noite de terça-feira (26), na tentativa de obter seu primeiro título do Campeonato Brasileiro em quase 30 anos. A equipe carioca derrotou o Palmeiras por 3 a 1, no Allianz Parque, em São Paulo, e retomou a liderança da competição a duas rodadas do final.

O caminho parecia ser o mesmo em 2024, com a perda da ponta na 35ª rodada, mas o time de General Severiano reagiu na sequência. E voltou a ocupar o topo da tabela em um momento crucial.

PALMEIRAS 1 X 3 BOTAFOGO

Botafogo de Artur Jorge destroça Palmeiras em São Paulo e tem o título muito perto© A BOLA (BR)

O Botafogo terá pela frente, nas duas rodadas derradeiras, Internacional (fora) e São Paulo (em casa) -antes, no sábado (30), decidirá a Artur Jorge em Buenos Aires. Já o Palmeiras enfrentará o Cruzeiro (fora) e o Fluminense (em casa), na esperança de buscar seu terceiro título seguido no Brasileiro.

Na noite de terça, o jogo não fluiu da melhor maneira para os comandados de Abel Ferreira. Eles até começaram bem e tiveram duas chances, com Gustavo Gómez e Rony -o primeiro cabeceou livre, quase sem goleiro, e errou. Mas viram a noite azedar em escanteio do qual reclamaram muito, aparentemente com razão, pois a bola pareceu ter tocado por último em Gregore.

O próprio Gregore apareceu livre na área, após cobrança curta de Alex Telles e passe rasteiro de Almada. “Não era para eu estar ali. Achei que fosse outra jogada ensaiada. Mas fui feliz”, reconheceu, sorrindo, o autor do gol que abriu caminho para a vitória alvinegra.

O lance mudou o jogo e deu confiança ao Botafogo, mas o Palmeiras teve ainda duas oportunidades claras no primeiro tempo. Rony, em sobra de lateral cobrado na área, acertou o poste. Marcos Rocha cabeceou bem após cruzamento de Estêvão e parou em ótima defesa de John.

A etapa final era tensa até Marcos Rocha ser expulso, aos 25 minutos, por agressão a Igor Jesus. Pouco depois, aos 28, John bateu tiro de meta, Igor Jesus ganhou de cabeça de Caio Paulista e Savarino saiu na cara de Weverton para matar a partida. Adryelson ainda ampliou de cabeça, aos 44, e Richard Ríos descontou nos acréscimos, em belo chute de fora da área.

Abel Ferreira é criticado pela torcida

Antes incontextado sendo em outros momentos um diferencial, desta vez pareceu abatida e desconcentrada. Somado a isso, as escolhas táticas que não apresentaram soluções soluções para os desafios imposto pelo adversário, deixando a equipe previsível e vulnerável.

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Entre as críticas, também surgiram provocações sobre o histórico do técnico Abel Ferreira em confrontos contra o adversário e a percepção de que a equipe tem se tornado previsível em jogos decisivos. Essas questões levantam a necessidade de ajustes tanto na preparação psicológica quanto nas estratégias de jogo.

Além dos questionamentos do torcedor pela parte tática, dentro de campo, a torcida organizada ecoou xingamentos de “burro” ao técnico Abel Ferreira. Em especial após a expulsão de Marcos Rocha, jogador que é contestado pela torcida. Além de Abel, Caio Paulista e Felipe Anderson foram xingados.

Palmeiras se complica no Brasileiro

Contudo o Palmeiras agora não depende mais de si para ser campeão e com a derrota de hoje dificultou sua missão na competição. O time de Abel Ferreira precisará ganhar os dois jogos restantes, contra Cruzeiro e Fluminense.

Palmeiras foi derrotado em casa para o Botafogo com futebol apático Foto: Alex Silva/Estadão

Além de vencer os dois confrontos, precisa torcer para um tropeço do Botafogo para se sagrar campeão. Agora a equipe irá remoer o golpe e se preparar para o próximo duelo, contra o Cruzeiro na quarta-feira (4), em Minas Gerais, às 21h30 (horário de Brasília).

Em resumo: quatro clubes ainda podem sonhar com a volta olímpica no dia 8 de dezembro. Mas só dois deles, com total favoritismo para o atual líder, têm possibilidades mais vivas de transformar este sonho em realidade.

PALMEIRAS 1 X 3 BOTAFOGO

  • PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Aníbal Moreno (Maurício), Richard Ríos e Raphael Veiga (Mayke); Estêvão (Gabriel Menino), Felipe Anderson (Flaco López) e Rony (Dudu). Técnico: Abel Ferreira.
  • BOTAFOGO: John; Vitinho, Barboza, Bastos (Adryelson) e Alex Telles (Marçal); Gregore, Marlon Freitas e Thiago Almada (Eduardo); Luiz Henrique (Matheus Martins), Savarino e Igor Jesus (Júnior Santos). Técnico: Artur Jorge.
  • GOLS: Gregore, aos 18 minutos do primeiro tempo. Savarino, aos 27, Adryelson, aos 43, ,e Richard Ríos, aos 47 do segundo tempo.
  • ÁRBITRO: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/RJ).
  • CARTÕES AMARELOS: Alex Telles, Barboza, John, Mayke, Gómez.
  • CARTÃO VERMELHO: Marcos Rocha.
  • PÚBLICO: 31.753 torcedores.
  • RENDA: R$ 3.284.958,13.
  • LOCAL: Allianz Parque

Fonte: FOLHAPRESS e BolaVip – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb

1 thought on “Botafogo reage e retoma do Palmeiras a liderança do Campeonato Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *