Ação foi tomada por suposta não conformidade com os requisitos sanitários chineses. – Foto: Reprodução
Ministério apura os apontamentos do governo chinês
A China suspendeu a compra de carnes bovinas de três frigoríficos brasileiros na segunda-feira (3). As autoridades chinesas disseram que não foram cumpridos todos os requisitos sanitários nos determinados estabelecimentos.
Em decorrência dos padrões chineses para estabelecimentos estrangeiros, a importação de carne bovina das plantas dos referidos países foi suspensa.

No Brasil, as unidades que tiveram a importação chinesa suspensa são da JBS em Mozarlândia (GO), da Frisa em Nanuque (MG), e da Bon Mart em Presidente Prudente (SP). As empresas envolvidas já foram notificadas, segundo a Abiec.
Veja abaixo a nota da Abiec
“A Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) realizou auditorias remotas em três estabelecimentos exportadores de carne bovina do Brasil, dois da Argentina, um do Uruguai e um da Mongólia, este último referente às carnes bovina e ovina.
Em todos os casos, foram identificadas não conformidades em relação aos requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros.
Seguindo a regulamentação vigente, o GACC determinou a suspensão temporária das importações desses estabelecimentos a partir de 3 de março de 2025.
As empresas envolvidas já foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para atender às exigências da autoridade sanitária chinesa.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), segue em diálogo com as autoridades competentes para garantir a rápida resolução da questão.
Importante destacar que os demais estabelecimentos habilitados seguem operando normalmente, assegurando o fluxo das exportações de carne bovina brasileira ao mercado chinês.
O Brasil reafirma sua confiança na robustez do controle sanitário nacional, conduzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e segue trabalhando ativamente para solucionar os questionamentos apresentados com celeridade, garantindo a segurança e qualidade da carne bovina exportada.”

O embargo não tem prazo para terminar e, segundo a Abiec, as empresas já foram notificadas pela China e se mobilizaram para atender às exigências.
LEIA TAMBÉM: Ódio de bolsonaristas à vitória de “Ainda Estou Aqui” contrasta com celebrações do Oscar – SCC TV – TV/RD
O Ministério da Agricultura também foi avisado. De acordo com reportagem do Globo Rural, frigoríficos da Argentina, Uruguai e Mongólia também foram afetados pela mesma decisão.
Veja Negócios -Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb
1 thought on “China suspende importação da carne bovina de três frigoríficos brasileiros”