Na manhã desta quarta-feira, depois que a água escoou, uma erosão apareceu no solo da praia da Barrinha. Foram registrados 72 milímetros em duas horas. Foto : Waldeci Holz/ Prefeitura de São Lourenço do Sul
Na noite de terça-feira, São Lourenço do Sul, na região Sul, foi surpreendida com uma chuva intensa. Segundo o secretário especial de gabinete e coordenador interino da Defesa Civil municipal, Gilmar Majarda, a precipitação não estava prevista, mas uma nuvem se localizou da costa e choveu muito na cidade. Com a quantidade excessiva de água, a drenagem não suportou e 12 ruas precisaram ser bloqueadas devido aos alagamentos.
“Todos os boletins que tínhamos da Defesa Civil Estadual mostrava no máximo 15 milímetros para a Costa Doce, mas o temporal que durou cerca de duas horas começou após às 20h”, relata Majarda.
A Defesa Civil atendeu onze ocorrências, todas relacionadas a alagamentos. Um morador foi deslocado ao abrigo instalado na comunidade Nossa Senhora de Fátima e outros foram para a casa de amigos ou familiares. “Estamos no mesmo nível da Lagoa dos Patos e a rede de drenagem do município é antiga”, lamenta.
A chuva localizada atingiu principalmente a zona urbana e a orla da Lagoa dos Patos. Conforme os dados da estação pluviométrica instalada no Campus da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) foram registrados 72 milímetros no período.
Quando a água escoou, na manhã desta quarta-feira, foi possível constatar erosões na praia da Barrinha. O local é um dos mais movimentados em São Lourenço do Sul, durante o verão. A Prefeitura interditou áreas da praia para que seja realizada a limpeza e reestruturação do local, também foi registrada erosão na margem direita do Rio São Lourenço. Não é recomendado o trânsito de veículos e de pessoas no trecho.
LEIA TAMBÉM: Palmeiras libera goleiro! O que levou Weverton a aceitar proposta do Grêmio? – SCC TV – TV/RD
Histórioa de Angélica Silveira – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb/@SCCTV3/(10) Pinterest





