É fato, muito embora não admitido publicamente: a direção do Grêmio se assustou com o que viu do time no início do Campeonato Brasileiro.
O desempenho bem abaixo do esperado acendeu o sinal de alerta, e o clube foi às compras. Ao mesmo tempo, se utilizou da janela do meio do ano para liberar uma ou outra peça do plantel.
No mais recente mercado, o Tricolor se comprometeu com um investimento de cerca de R$ 55 milhões, mas também abriu mão de seu principal talento oriundo da base como uma forma de equilibrar as contas e seguir o orçamento traçado para a temporada.
Veja, abaixo, um resumo do comportamento azul na remontagem de seu elenco.
1. A melhor contratação: Miguel Monsalve
O Grêmio encontrou, no mercado colombiano, um jogador em nível europeu que os clubes do Velho Continente demoraram para enxergar.
O meio-campista Monsalve é ‘de outra turma’, mesmo que tenha apenas 20 anos. Com muita técnica e personalidade, chama o jogo para si, como um legítimo camisa 10. Por 50% dos direitos econômicos, o Tricolor pagou US$2 milhões – e de forma parcelada.
2. Outros reforços anunciados
Zagueiro Jemerson foi comrpado junto ao Atlético-MG | Heuler Andrey/GettyImages© Heuler Andrey/GettyImages
A equipe gaúcha foi, literalmente, às compras neste meio de temporada. Além de Monsalve, contratou o atacante chileno Alexander Aravena e os centroavantes Matías Arezo (uruguaio) e Martin Braithwaite (dinamarquês).
Antes, já havia acertado com os zagueiros Rodrigo Caio, que estava sem clube, e Jemerson, comprado junto ao Atlético-MG. Rodrigo Caio e Braithwaite foram os únicos que não exigiram investimento em direitos econômicos.
3. A saída que mais preocupa: Gustavo Nunes
Gustavinho tem talento acima da média | PABLO PORCIUNCULA/GettyImages© PABLO PORCIUNCULA/GettyImages
Gustavo Nunes, de apenas 18 anos, foi vendido ao Brentford, da Inglaterra, por 12 milhões de euros.
O atacante, que se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior no início da temporada e logo foi incorporado ao elenco principal, é de outra turma, tanto que naturalmente ganhou espaço no time.
É bem verdade que, ultimamente, vinha sendo alternativa de banco, mas toda vez que entrava mostrava seu talento acima da média.
4. Outras saídas anunciadas
Carballo pediu para sair do Tricolor | Eurasia Sport Images/GettyImages© Eurasia Sport Images/GettyImages
Um dos investimentos mais badalados da atual gestão, o volante Felipe Carballo pediu para deixar o Grêmio e se transferiu, inicialmente por empréstimo, ao futebol dos Estados Unidos.
O atacante Everton Galdino e o centroavante João Pedro Galvão também se despediram de Porto Alegre, assim como Jhonata Robert, agora no Criciúma.
5. Avaliação do mercado do Grêmio
Arezo foi contratado neste meio do ano | Miguel Schincariol/GettyImages© Miguel Schincariol/GettyImages
É impossível negar que, em meio a fortes críticas, a direção do Grêmio foi criativa ao encontrar jogadores jovens e promissores, firmando com eles contratos longos. Já o ‘achado’ Braithwaite eleva, até mesmo , o nível de profissionalismo do plantel.
A se lamentar, apenas, o fato de que, mais uma vez, o clube não foi capaz de segurar uma joia. Mas isso, sabemos, faz parte da lógica do futebol brasileiro.
LEIA TAMBÉM: Wesley deve sair do Internacional se proposta ‘arrebatadora’ chegar do Besiktas: “Muita grana” – SCC TV – TV/RD
Este artigo foi publicado originalmente no 90min.com/PT-BR como
Fonte: Fabio Utz – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb