“Falei por telefone com o presidente Lula, que assegurou o apoio do governo federal”, disse Leite. (Foto: Mauricio Tonetto/Secom)
Após as fortes chuvas que deixaram ao menos cinco mortos no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva envie ajuda imediatamente ao Estado. Segundo a Defesa Civil, outras 18 pessoas estão desaparecidas. As chuvas devem continuar nos próximos dias.
“Presidente Lula, por favor envie IMEDIATAMENTE todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar JÁ centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias”, escreveu Leite em seu perfil no X, antigo Twitter.
O governador gaúcho disse ainda já ter com os Ministros da Defesa, do Desenvolvimento Regional, da Secretaria de Comunicação, além do vice-presidente Alckmin.
Cerca de trinta minutos após a publicação do governador, o perfil de Lula na rede disse ter tido uma conversa com Leite por telefone. “(…) Coloquei o governo federal à disposição do Rio Grande do Sul que novamente sofre com as fortes chuvas.
Falei com os ministérios da Integração, da Defesa e com o ministro Paulo Pimenta e, no que for necessário, governo federal irá se somar aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil, reflexos das mudanças climáticas que afetam o planeta”, completou o presidente.
“Falei agora por telefone com o presidente Lula, que assegurou o apoio do governo federal. Tenho certeza que poderemos contar com essa união de esforços para o resgate da população afetada, que é a nossa prioridade absoluta neste momento”, escreveu Leite.
As vítimas fatais eram Paverama (2), Pantano Grande (1), Encantado (1) e Santa Maria (1). Até o momento, 77 municípios foram afetados pelo temporal. Cerca de 3742 estão entre as afetadas pelo fenômeno, que foi classificado como de “Grande Perigo” pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Ainda de acordo com o levantamento da Defesa Civil, 198 pessoas encontram-se em abrigos, enquanto outros 95 estão desalojadas. Seis pessoas foram feridas. Os desaparecidos eram dos municípios de Candelária, Encantado e Roca Sales.
A Defesa Civil gaúcha alertou aos moradores do entorno dos rios Jacuí e Rio Toropi que estão “ultrapassando extraordinariamente suas cotas de inundações”. Residentes nas áreas ribeirinhas dos municípios de Agudo, Nova Palma, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul foram orientados a procurarem abrigos públicos ou outros locais de segurança devido a elevação do rio Jacuí.
Alerta semelhante foi feito aos moradores de áreas de risco ao longo do rio Toropi, nos municípios de Quevedos, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Toropi, Mata e Santa Maria. Ainda segundo a nota da Defesa Civil, as usinas hidrelétricas da região estão sendo procuradas a respeito das medidas de segurança a serem adotadas durante o status de alerta e emergência.
Fonte: Governo/RS – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb