São Luiz é o campeão da Recopa Gaúcha. – (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O Grêmio foi superado pelo São Luiz em jogo válido pela decisão da Recopa Gaúcha, nesta quarta-feira (28). O Tricolor viajou a Ijuí com uma equipe alternativa e acabou perdendo a disputa por 2 a 0, para os donos da casa. A equipe de Porto Alegre chegou machucada pela derrota no GreNal para o confronto e perdeu a chance de levantar uma taça no início do ano. Bruno Uvini (contra) e Gabriel Pereira anotaram os gols da conquista inédita.
Grêmio e São Luiz já se enfrentaram 43 vezes na história, com 24 triunfos do Imortal, 15 empates e quatro vitórias. Antes desta quarta-feira, o último encontro entre os times aconteceu pelo atual Gauchão, quando as equipes ficaram no empate por 1 a 1.
O próximo compromisso do Tricolor será no sábado (2), diante do Guarany de Bagé, na Arena, às 16h30, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho.
O jogo
A partida começou disputada, com lances nos dois campos de ataque. O Grêmio tentou logo aos 3 minutos, com Mayk, que buscou acionar André, mas o goleiro Raul cortou. Já os donos da casa tiveram uma oportunidade em bola parada. Após cruzamento, Leandro Córdova tentou o arremate, mas mandou por sobre a meta.
Nos primeiros instantes, o São Luiz manteve maior posse de bola, ameaçando por vezes o campo de defesa tricolor. Aos 9’, Márcio fez um cruzamento da esquerda, a bola desviou na zaga e foi em direção à meta, mas Caíque fez boa defesa.
O Grêmio não ficou atrás e reagiu às ameaças do time de Ijuí. Aos 15 minutos, chegou com Fábio, que fez uma boa jogada pela direita e cruzou. Nathan subiu para desviar de cabeça, obrigando Raul a operar grande defesa.
Outra tentativa tricolor saiu aos 21’ jogados, quando Nathan Fernandes desceu pela esquerda, passou por dois marcadores e serviu o meia Nathan, que finalizou, mas a zaga bloqueou o chute. Seis minutos depois, Nathan avançou em direção a meta e buscou André, mas a defesa do São Luiz interceptou.
A resposta do time do interior veio de imediato, quando João Vitor fez uma boa jogada, passando pela marcação gremista e da entrada da área chutou forte, por sobre a meta.
O Tricolor passou a dominar mais as ações no jogo e chegou novamente aos 31’, quando Everton Galdino acionou André. O atacante buscou chutar colocado, mas a bola saiu por cima do gol de Raul. Em seguida, Galdino mandou rasteiro, mas à esquerda da meta.
Os donos da casa tentaram com um chute de fora da área de Leandro Córdova, mas Caíque defendeu com tranquilidade. Já o Grêmio teve uma falta da intermediária, pela esquerda. Nathan cobrou no primeiro poste e o zagueiro Natã desviou de cabeça, obrigando mais uma defesa do arqueiro adversário.
Na reta final do primeiro tempo, Nathan Fernandes foi acionado na esquerda, cruzou na área, mas a defesa conseguiu o corte novamente. Nos acréscimos, os donos da casa conseguiram abrir a contagem com um gol contra, após cruzamento de João Vitor. No lance, Bruno Uvini tentou tirar, mas acabou deslocando Caíque e a bola morreu no fundo das redes.
O São Luiz voltou com intensidade nos minutos iniciais da etapa complementar, tanto que logo chegou ao ataque e marcou um gol com Borasi, mas a arbitragem assinalou impedimento do jogador. Já logo em seguida, o Grêmio teve uma falta cobrada da direita, mas Galdino mandou muito alto.
Outra chegada da equipe comandada por Alexandre Mendes saiu dos pés de Nathan Fernandes, mas ao tentar dar sequência ao ataque, o jogador sentiu a coxa e precisou ser substituído. Do outro lado, os adversários ameaçaram com Wesley, mas Gustavo Martins conseguiu o corte. Gabriel Pereira também arrematou de longa distância, mas mandou por cima da meta.
Quando o relógio marcava 21’, Caíque operou grande defesa no cruzamento de Márcio Duarte. Três minutos depois, o Grêmio teve uma falta frontal a seu favor, quando Rubens foi derrubado. Maik cobrou, mas pegou mal e mandou muito alto, sem perigo para o goleiro Raul.
Aos 26 minutos, o São Luiz conseguiu ampliar a contagem com Gabriel Pereira, que recebeu um cruzamento preciso e finalizou para as redes, ampliando a vantagem dos donos da casa.
O Tricolor ainda tentou reverter o marcador, tanto com Jardiel, como com Besozzi e Rubens, mas sem sucesso. O time do interior do Estado ainda levou mais perigo com Yan Philippe, que cortou a marcação e chutou bem, obrigando Caíque a salvar mais uma, já na reta final do duelo.
Ficha técnica
São Luiz: Raul, João Vitor, R. Thalheimer, Wesley, Lucas Hulk, Márcio Duarte, Gabriel Morbeck, Felipe Baiano, Ramires, Leandro Córdova, Lucas Souza.
Técnico: Alessandro Telles.
Grêmio: Caíque, Fábio (capitão), Natã , Uvini, Maik, G. Martins, Ronald, Nathan, Galdino, Nathan Fernandes, André.
Técnico auxiliar: Alexandre Mendes.
Arbitragem: Rafael Klein, auxiliado por Tiago Kappes e Jorge Bernardi.