Águas de rios que desaguam no Guaíba elevam o nível do lago

O Guaíba ultrapassou a cota de inundação no Cais Mauá na manhã desta quarta-feira, marcando 3,01 metros às 8h. Conforme a MetSul, a elevação se deve a uma segunda onda de vazão (volume de água de rios) que chegou à área de Porto Alegre vinda dos rios Taquari e Caí. A cota de inundação é de 3,0 metros.
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil informou que, conforme prognóstico de hidrólogos, deve ocorrer elevação no Guaíba nos pontos da estação do Cais Mauá e Usina do Gasômetro ao longo das próximas 24 horas, em decorrência do repique das águas que desceram dos Vales do Taquari e Caí, reflexo das chuvas ds últimas 72 horas.

Há previsão de mudanças na direção do vento a partir da madrugada de quinta-feira, com predominância do vento Sul, o que contribuiu com a manutenção das variações próximas da cota de inundação nesses locais.
“A Defesa Civil do RS informa que repassou oportunamente as informações técnicas às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil para a adoção de medidas de preparação previstas nos Planos de Contingência municipais, especialmente aquelas voltadas às populações em áreas de risco de inundação”, afirmou o órgão estadual.
Publicado por Tom Szekir — Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb/@SCCTV3