O presidente participa de eventos em Porto Alegre e São Leopoldo Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta sexta-feira, 16, no Rio Grande do Sul, para uma bateria de encontros e anúncios que inclui a entrega das primeiras obras do governo federal para a reconstrução do estado após as enchentes de maio.
Pela manhã, em seu primeiro compromisso, Lula acompanha, em Porto Alegre, a entrega de 365 unidades habitacionais de quatro empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida e a assinatura de acordos para agilizar a conclusão de outros imóveis para as pessoas que perderam suas casas nas enchentes.
Saúde
Na sequência, Lula segue para a inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição Conceição (GHC). O novo local possibilita a expansão da área de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de transplante de medula óssea.
Ao longo do evento, será assinada a autorização para a abertura do processo de contratação de duas obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC): o Centro de Apoio ao Diagnóstico e Terapia e o Centro de Atendimento ao Paciente Crítico e Cirúrgico.
Logística
Pela tarde, Lula deve seguir para São Leopoldo para a inauguração do Complexo da Scharlau. A entrega se propõe a resolver o que é considerado o “maior gargalo logístico” do Rio Grande do Sul e inclui duas novas alças no viaduto da Scharlau e o alargamento das pistas de acesso ao viaduto.
A região é tida como estratégica para a logística do estado, uma vez que dá acesso a Caxias do Sul, segundo maior polo metal-mecânico do país, além de Novo Hamburgo, polo calçadista, e a Gramado, destino turístico do estado.
Segundo estimativas do Ministério dos Transportes, 140.000 veículos transitam diariamente pelo Complexo da Scharlau e as obras, que tiveram investimento de 80 milhões de reais do governo federal, deverão beneficiar 3 milhões de pessoas de forma direta.
Acompanham o presidente na visita ao RS os ministro da Secretaria Para Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, da Saúde, Nísia Trindade, das Cidades, Jader Filho, e dos Transportes, Renan Filho, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.
Fonte: Veja e Rede Pampa – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb