Mano Menezes não tem permanência para 2026. Foto : Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Direção eleita vai esperar o final do Brasileirão para definir o tema
Mesmo que o Grêmio ainda esteja em uma reta final de Brasileirão, uma pergunta já começa a circular nos bastidores da Arena: quem será o técnico em 2026? O questionamento ganha ainda mais destaque por causa da troca de presidente e também porque o contrato do atual comandante termina em 49 dias.
Anunciado em abril desse ano, Mano Menezes chega no penúltimo mês do ano com o futuro indefinido. Mesmo que o vínculo tenha previsão de renovação automática em caso de classificação para a Libertadores, o que hoje é pouco provável, o treinador já manifestou publicamente que deseja abrir mão dessa cláusula para deixar a decisão nas mãos da nova gestão, a de Odorico Roman.
“Eu sempre procuro ficar e trabalhar com quem quer trabalhar comigo. Nunca fiz uma exigência de contrato, mesmo que tivesse cláusula. Nunca fiz, porque acho que todo presidente tem o direito de escolher o treinador com quem ele quer trabalhar. É um cargo de confiança”, disse Mano, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Juventude, em 26 de outubro.
Presidente eleito, Odorico Roman elogiou Mano Menezes, mas evitou garantir a sua permanência para o próximo ano. “Nós estamos torcendo pelo Mano Menezes, estamos torcendo para que o Grêmio tenha um final de campeonato muito bom. Ao final do Campeonato Brasileiro, nós vamos avaliar e verificar se a comissão atual permanece ou não”, disse o novo mandatário, em entrevista na zona mista da Arena após a eleição.
Na segunda passagem pelo Tricolor, o técnico tem enfrentado resistência de parte da torcida. Isso se deve principalmente aos resultados frustrantes, como as eliminações para o CSA na terceira fase da Copa do Brasil e para o Alianza Lima nos playoffs da Sul-Americana, além do baixo rendimento da equipe no Brasileirão − atualmente é o 14ª colocado, com 40 pontos. Ao todo, ele comandou o clube gaúcho em 37 partidas, com 11 vitórias, 14 empates e 12 derrotas. O aproveitamento é de apenas 42,3%.
LEIA TAMBÉM: Inter aperta o ritmo, adota clima de decisão e veta mais folgas até jogo contra o Ceará – SCC TV – TV/RD
História de Lucas Mello – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb/@SCCTV3





