>>> Escute nossa rádio enquanto ler o artigo <<<

Norte-americano Robert Francis Prevost é eleito novo papa

Norte-americano Robert Francis Prevost é eleito novo papa e escolhe o nome Leão XIV

Geral

O Colégio de Cardeais chegou a um consenso nesta quinta feira, dia 8 – © Da Redação

Habemus papam! Nesta quinta-feira, dia 8, finalmente chegou o tão aguardado momento em que a Capela Sistina liberou a fumaça branca, informando que um novo papa foi definido.

A multidão reunida na Praça de São Pedro, na frente da basílica, celebrou a notícia de que o colégio de cardeais elegeu o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos de idade, como pontífice. O nome que ele escolheu adotar durante seu governo foi Leão XIV. 

Com a morte do Papa Francisco no dia 21 de abril, 133 cardeais votantes partiram rumo ao Vaticano para o Conclave, que começou na última quarta-feira, dia 7. Com isso, a fumaça preta que simbolizava que o novo papa ainda não havia sido eleito foi disparada apenas duas vezes, antes de finalmente sair o sinal branco.

Estimado por papa Francisco, cardeal Robert Francis Prevost torna-se o 1º papa dos EUA da história© Claudia Greco / Reuters

Apenas aqueles com menos de 80 anos de idade podiam participar da votação secreta, que só escolhe um novo líder quando ele consegue dois terços dos votos.

Antes de ser anunciado ao mundo, o eleito diz se aceita o posto e decidir qual nome adotará como papa.

A apresentação oficial aos fiéis aconteceu na varanda principal da Basílica de São Pedro, com intermédio do Decano do Colégio de Cardeais.

Quem é Robert Prevost, o Papa Leão XIV?

O Papa Leão XIV nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, nos Estados Unidos. Ele é o 1º papa norte-americano, e ingressou na vida religiosa quando tinha 22 anos, diante de sua formação em teologia pela União Teológica Católica de Chicago.

Além disso, também já foi missionário no Peru. Tem um perfil considerado mais discreto, costuma evitar grandes holofotes, conforme destacou o portal G1, e recebeu o título de cardeal em 2023

Robert Prevost tem perfil discreto, voz tranquila e é visto como progressista, o que indica que ele deve seguir os passos do Papa Francisco na reforma da Igreja Católica.

Estrelando – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *