Os dez jogadores mais velhos na disputa do Campeonato Brasileiro dessa temporada.
Desde quebradores de recordes até andarilhos da bola, tem de tudo entre os mais experientes do Brasileirão.

O jogador mais velho de toda a disputa do Campeonato Brasileiro de 2025 é o “interminável” Fábio. Aos 44 anos, o goleiro chega em sua 28ª temporada como jogador profissional de futebol, agora com a camisa do Fluminense. Em abril de 2024, o arqueiro superou Zé Roberto e se tornou o jogador mais velho a disputar a competição nacional.
O jogador que mais vezes entrou em campo pelo Campeonato Brasileiro chegou ao Tricolor das Laranjeiras em 2022, após 17 temporadas defendendo a meta do Cruzeiro. Ele entrou em campo 59 vezes no ano passado e foi crucial na permanência da equipe carioca na elite brasileira.
Quem ocupa a segunda colocação do ranking é o meia Nenê. Com 43 anos de idade, o jogador quase se aposentou ao fim da temporada de 2023, quando conquistou o acesso à Série A com a camisa do Juventude. O atleta, porém, renovou com o clube gaúcho e segue na ativa até hoje. Na temporada passada, Nenê superou Rogério Ceni como o mais velho a estufar as redes no Brasileirão.
E se engana quem pensa que o meia pouco entra em campo: foram 36 partidas, três gols e quatro assistências para o camisa 10 da equipe jaconera. Na atual temporada, o meia disputou sete partidas e deu dois passes para gol.
Um dos melhores zagueiros brasileiros do último século, Thiago Silva fica com a “medalha de bronze” na lista dos mais experientes do Brasileirão que se inicia em breve. O defensor de 40 anos completa 22 temporadas como jogador profissional em 2025 e segue em alto nível.
Depois de deixar o Chelsea na metade de 2024, Thiago retornou ao Fluminense com uma dura missão: livrar o clube do temido rebaixamento à Série B. E o defensor foi crucial para manter a equipe na elite brasileira. Neste ano, o atleta entrou em campo sete vezes durante o Campeonato Carioca e seguiu como pilar defensivo do clube.
Tal qual Thiago Silva, Fernando Miguel é mais um “quarentão” que disputará o Campeonato Brasileiro em 2025. Depois de uma temporada de ausência, enquanto agarrava pelo Ceará na Série B, o goleiro, assim como o Vozão, está de volta à elite brasileira, em sua oitava participação no mais alto nível.
Porém, o goleiro não deve ser muito visto na disputa do Brasileirão. Em 2024, o arqueiro entrou em campo apenas seis vezes e, na atual temporada, disputou três partidas, enquanto esteve no banco em outras 14. Em duas das três vezes que jogou, Fernando entrou no decorrer do confronto.
Léo Gamalho poderia ser chamado de andarilho da bola. Aos 39 anos, o atacante está em seu 24º clube como profissional e disputará a elite apenas pela quarta vez em sua carreira. Reforço do Mirassol na reta final da Série B, o camisa 99 continuou no clube para o Brasileirão, no que será a estreia do Leão na primeira divisão.
Depois de deixar o Vitória na metade de 2024, Léo reforçou o Mirassol e foi importante na confirmação do acesso à elite. Em 19 jogos com a camisa amarela, o jogador marcou quatro gols. Na atual temporada, o centroavante disputou oito partidas e balançou as redes duas vezes.
Marcelo Lomba vive situação parecida à de Fernando Miguel. Assim como o goleiro do Ceará, o jogador não deve vestir a camisa do Palmeiras em muitas oportunidades no Brasileirão de 2025, mas, aos 38 anos, cravou sua vaga na lista dos mais experientes na disputa do campeonato.
O goleiro chegou ao Palmeiras em 2023, para ser reserva de Weverton. Em 2025, Lomba disputará a elite pela 15ª vez, sendo a oitava consecutiva desde 2018. Pelo Palestra, foram cinco jogos em 2023, seis partidas em 2024 e apenas duas oportunidades na atual temporada.
Assim como o ex-companheiro de seleção brasileira Thiago Silva, Hulk é mais um que marca presença na lista dos mais experientes desse Campeonato Brasileiro. Com 38 anos, o atacante é um dos que segue em excelente fase, apesar da idade já avançada. Ele segue como referência ofensiva do Atlético Mineiro desde que reforçou o clube, em 2021.
São 235 jogos oficiais com a camisa preta e branca, 122 gols e 44 assistências. E, em 2025, o camisa 7 balançou as redes oito vezes em nove confrontos, sendo o artilheiro e melhor jogador do Campeonato Mineiro. Um excelente começo de temporada para o atacante.
Cristiano Osvaldo, como era apelidado nos tempos de São Paulo, é o nono jogador mais velho do Brasileirão de 2025. Aos 37 anos, o atacante chega em sua terceira temporada pelo Vitória como peça importante do sistema ofensivo, ainda mantendo a titularidade no Barradão, para disputar a elite pela 13ª vez em sua carreira.
O jogador chegou ao Vitória em 2023 e foi crucial na campanha da equipe na Série B, que culminou no retorno à primeira divisão. Em 2024, foram oito gols e uma assistência em 39 jogos. E, neste ano, o atacante balançou as redes uma vez em 13 confrontos, entre Campeonato Baiano e Copa do Nordeste.
A poucos dias de completar 38 anos, com a estreia no Brasileirão marcada para o dia seguinte ao seu aniversário, Payet é o único estrangeiro da lista de mais veteranos na disputa da edição de 2025. O meia francês disputará o Campeonato Brasileiro pela terceira vez consecutiva, mais acostumado do que nunca.
Após pouco mais de sete temporadas com a camisa do Marseille, Payet desembarcou no Brasil de maneira inusitada para reforçar o Vasco. No ano passado, ele entrou em campo 41 vezes, marcou cinco gols e deu nove assistências. Em 2025, por Campeonato Carioca e Copa do Brasil, foram 12 partidas e um passe para gol.
Quem fecha a lista dos dez jogadores mais velhos a disputarem a atual edição do Campeonato Brasileiro é David Luiz, que teve carreira marcante no futebol europeu, assim como Hulk e Thiago Silva. O zagueiro de 37 anos retornou ao futebol brasileiro em 2021 e disputará o Brasileirão pela quinta vez, de maneira ininterrupta.
Depois de quatro temporadas vestindo a camisa do Flamengo, o zagueiro fechou com o Fortaleza para reforçar a defesa tricolor em 2025. Neste ano, o defensor passou por problemas físicos e só disputou quatro partidas no começo da temporada, sendo três na Copa do Nordeste e uma no Campeonato Cearense.
LEIA TAMBÉM: Juventude recusa proposta do Grêmio por Ênio – SCC TV – TV/RD
História de João Vitor Segura – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb