Os fertilizantes são compostos químicos utilizados para fornecer nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas e vegetais, aumentando sua produtividade.
Vejamos os diferentes tipos de fertilizantes e como eles funcionam. Os fertilizantes são substâncias químicas fornecidas às culturas para aumentar a sua produtividade e são utilizadas diariamente pelos agricultores para aumentar o rendimento das culturas.
Os fertilizantes contêm os nutrientes essenciais exigidos pelas plantas, incluindo nitrogênio, potássio e fósforo. Aumentam a capacidade de retenção de água do solo e aumentam a sua fertilidade.
Os fertilizantes são economicamente benéficos para os agricultores. Eles aceleram o crescimento das plantas e não são tão caros para adquirir. As plantas também têm uma aparência superior, o que significa que parecem mais verdes e saudáveis quando usamos fertilizantes.
No entanto, os fertilizantes podem prejudicar o meio ambiente. Eles contêm produtos químicos sintéticos que não são biodegradáveis. Eles podem causar poluição do solo e da água. Com o tempo, os fertilizantes tornam o solo ácido, causando degradação do solo. Assim, comparando estrume e fertilizantes, os fertilizantes são uma melhor fonte de nutrientes para a planta, o estrume é uma alternativa melhor no que diz respeito ao ambiente.
Existem 13 nutrientes que são vitais para as plantas crescerem e prosperarem.
Estes podem ser divididos em MACRONUTRIENTES, elementos dos quais as plantas necessitam de grandes quantidades, e MICRONUTRIENTES (elementos que são requeridos pela planta em menores quantidades). Um micronutriente, embora necessário em pequenas doses, não é menos vital para o crescimento das plantas.
A disponibilidade e mobilidade destes 13 nutrientes vegetais no solo e na própria planta é altamente variável, e isto tem implicações para uma gestão responsável da nutrição, fertilização e irrigação das plantas.
IMPACTO DOS FERTILIZANTES
Os fertilizantes desempenham um papel muito importante no desenvolvimento das culturas, fornecendo os nutrientes necessários. Eles podem melhorar a qualidade das colheitas.
Os fertilizantes ajudam a melhorar o rendimento, que é um dos requisitos mais cruciais para colmatar a lacuna entre uma população humana cada vez maior e as terras aráveis limitadas.
TIPOS DE FERTILIZANTES
Diferentes tipos de fertilizantes são mencionados abaixo:
FERTILIZANTES INORGÂNICOS
Os fertilizantes inorgânicos são fertilizantes químicos que possuem elementos nutrientes para o crescimento das culturas feitas por meios químicos. Os fertilizantes inorgânicos são dos seguintes tipos:
Fertilizantes Nitrogenados – Os fertilizantes nitrogenados contêm nitrogênio essencial para o desenvolvimento das culturas.
O nitrogênio é o principal constituinte da clorofila que mantém o equilíbrio no processo de fotossíntese. Faz parte dos aminoácidos das plantas e constitui proteína.
Os fertilizantes nitrogenados desenvolvem a produção e a qualidade dos produtos agrícolas. Os fertilizantes nitrogenados incluem UREIA, NPK, CAN, etc.
Fertilizante de fósforo – O principal nutriente em um fertilizante fosfatado é o fósforo. A eficiência do fertilizante depende do teor eficiente de fósforo, dos métodos de fertilização, das propriedades do solo e das variedades de cultura.
O fósforo encontrado no protoplasma da célula desempenha um papel muito importante no crescimento e proliferação celular. O fertilizante fosfatado é útil para o crescimento das raízes das plantas. O exemplo é DAP,SSP.
Fertilizante Potássico – Os fertilizantes potássicos funcionam bem em solos arenosos para desenvolver a qualidade das plantas e vegetais, aumentando o teor de potássio em campos inadequados.
As duas principais variedades de fertilizantes potássicos são: 1) Sulfato de potássio e 2) Muriato de potássio. O sulfato de potássio é produzido tratando o cloreto de potássio com sulfato de magnésio para gerar um fertilizante que pode ser usado para enriquecer o solo do jardim a qualquer momento antes da semeadura.
FERTILIZANTES ORGÂNICOS
Os fertilizantes orgânicos são fertilizantes naturais obtidos de plantas e animais. Enriquece o solo com compostos carbônicos essenciais para o crescimento das plantas.
Os fertilizantes orgânicos aumentam o teor de matéria orgânica do solo, promovem a reprodução de microrganismos e alteram as propriedades físicas e químicas do solo.
É considerado um dos principais nutrientes dos alimentos verdes.
ESTRUME E FERTILIZANTES COMO POTENCIAIS CONTAMINANTES AMBIENTAIS
O manejo inadequado de esterco e fertilizantes pode afetar a qualidade do solo das seguintes maneiras:
O esterco do gado pode ser uma fonte rica em íons solúveis que são sódio (Na+) e potássio (K+) porque os animais retêm uma quantidade muito pequena do sal que consomem.
Aplicações repetidas de estrume em taxas que excedem as condições agronómicas podem contribuir para condições salinas do solo. O acúmulo de íons sódio a longo prazo pode prejudicar a estrutura do solo, reduzindo a agregação de partículas do solo.
O deslocamento frequente de equipamentos de aplicação carregados em solos úmidos pode levar à compactação do solo. As partículas do solo são comprimidas por compactação, reduzindo os espaços porosos disponíveis para armazenamento de ar e água. Isso pode inibir o crescimento das raízes e aumentar o escoamento superficial.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.AceitoSaiba mais