>>> Escute nossa rádio enquanto ler o artigo <<<

Os sistemas Strela-10 atualizados provaram ser muito eficazes, de acordo com o Defense Express.

Paraquedistas ucranianos abatem um dos mais novos drones da Rússia

Tecnologia

Aconteceu na região russa de Kursk

Soldados da 80ª Brigada de Assalto Aéreo Galega abateram um drone Orion na região de Kursk, na Rússia, onde a Ucrânia tem avançado cada dia mais. 

Era um drone espião

Trata-se de um dos drones espiões mais avançados de Moscou. Imagens do ataque foram publicadas na internet pelas Forças de Assalto Aéreo Ucranianas.

O mais novo drone de reconhecimento da Rússia

De acordo com o site de notícias militares ucraniano Militarnyi, o Orion é o mais novo drone de reconhecimento da frota russa de drones, que inclui o drone Orion original, o modelo Orion-2 Helios (uma versão maior) e uma variante atualizada conhecida como Sirius.

Na foto: Orion / Crédito da foto: Wiki Commons Por Nitreto de níquel – Trabalho próprio, CC0,

O Orion pode transportar armas ar-solo

Voando a uma altitude máxima de 8.000 metros, por até 30 horas, sem parar, o Orion pode transportar uma carga de até 200 quilos de munições.

Na foto: Orion-2 / Crédito da foto: Wiki COmmons Por Jin | Edição, CC BY-SA 4.0

Uma arma perigosa

“Um veículo aéreo não tripulado deste tipo é perigoso porque não só pode realizar reconhecimento aéreo, mas também, armado com quatro mísseis ar-solo, é capaz de atingir alvos terrestres”, explicou a 80ª Brigada, de acordo com Militarnyi.

O que sabemos que o Orion pode transportar

De fato, o míssil guiado de pequeno calibre Kh-50 é uma arma feita para uso em sistemas não tripulados como o Orion, assim como as bombas guiadas KAB-20 e os sistemas de mísseis antitanque.

O que o Orion abatido carregava

Imagens do local do acidente mostram que o drone Orion abatido pela 80ª Brigada estava equipado com mísseis Kh-BPLA, mais especificamente do tipo TKB-1030, de acordo com Militarnyi.

Mísseis projetados para atingir tanques

“A ogiva do Kh-BPLA é uma versão de aviação do sistema de mísseis antitanque Kornet, que permite que o drone atinja até mesmo veículos blindados pesados”, relatou o Militarnyi.

Abatido com um Strela-10 (©Fornecido por The Daily Digest)

Para derrubar o drone Orion, as forças ucranianas usaram o Strela-10, que é um sistema de defesa antimísseis superfície-ar de curto alcance desenvolvido pelos russos, de acordo com o Army Recognition.

Crédito da foto: Wiki Commons Por Vitaly V. Kuzmin, CC BY-SA 4.0

Os Strela-10 foram muito eficazes na guerra

Os sistemas Strela-10 atualizados provaram ser muito eficazes, de acordo com o Defense Express. Em agosto de 2024, foi usado pela Ucrânia para abater outro drone russo.

Crédito da foto: Wiki Commons Por Vitaly V. Kuzmin, CC BY-SA 4.0

Fonte: The Daily Digest – Edição e Divulgação: scctv.net.br/Rd Giramundoweb/@Giramundoweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *