O deputado foi eleito em chapa única, devido ao acordo pluripartidário que garante o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas – Foto: Arquivo/ALRS)
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou nesta segunda-feira (03), no Plenário 20 de Setembro, a sessão solene de eleição e posse da mesa diretora para o ano legislativo que se inicia, de fevereiro de 2025 a janeiro de 2026.
O deputado Pepe Vargas (PT), de Caxias do Sul, foi eleito em chapa única, devido ao acordo pluripartidário que garante o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas.
Mesa Diretora
No fim da manhã desta segunda-feira, foi protocolado, no Departamento de Assessoramento Legislativo, o Requerimento Diverso (RDI) 1/2025, contendo os nomes dos parlamentares que integram a chapa única apresentada para compor a mesa diretora, que estará à frente da Assembleia Legislativa no terceiro ano da 56ª Legislatura (até 31/01/26).
Titulares
Presidente: Pepe Vargas (PT)
1º Vice-presidente: Luiz Marenco (PDT)
2º Vice-presidente: Vilmar Zanchin (MDB)
1º Secretário: Sergio Peres (Republicanos)
2º Secretário: Issur Koch (PP)
3º Secretário: Dr. Thiago Duarte (União)
4º Secretário: Delegada Nadine (PSDB)
Suplentes
1º Suplente de Secretário: Laura Sito (PT)
2º Suplente de Secretário: Paparico Bacchi (PL)
3º Suplente de Secretário: Elizandro Sabino (PRD)
4º Suplente de Secretário: Luciana Genro (PSOL)
Acordo pluripartidário
Um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo das últimas legislaturas, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente. Na 56ª Legislatura, o primeiro ano foi ocupado pela bancada do MDB, o segundo, pela bancada do PP, que entrega o cargo hoje ao PT. Em 2027, será a vez do Republicanos assumir o comando, após o MDB em 2023; PP em 2024 e PT em 2025.
LEIA TAMBÉM: https://scctv.net.br/neymar-recebera-r-41-milhoes-em-carteira-no-santos-confira-os-detalhes-do-contrato/
Para ocorrer a alternância no próximo ano, a chapa única eleita hoje deve renunciar em janeiro de 2026, para, consequentemente, ocorrer nova eleição para a Mesa Diretora.