Equipe técnica da UFRGS apresentou os primeiros estudos técnicos e discutiu as primeiras análises de campo colhidas em pesquisa – Fotos: Bira Costa
A Prefeitura de Mariana Pimentel, juntamente com os técnicos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, que estão trabalhando na elaboração da atualização do Plano Diretor Municipal (PDM), realizaram no último sábado (21), no Auditório do Farol do Saber a Audiência Pública de Leitura Técnica do Plano Diretor Participativo (PDP) do município.
Anteriormente, oficinas públicas foram realizadas nas comunidades do interior, no Boqueirão e no Potreiro Grande, além do centro, isto pelo mês de agosto e começo de setembro.
Nestas, foram colhidos subsídios da população para elaboração do diagnóstico e propostas do PDP.
Já nesse dia (21) de outubro, a audiência pública foi organizada apresentando estes estudos por parte dos técnicos e professores da universidade, sendo o encontro subdividido em espaços de exposição da pauta, argumentações técnicas, manifestação da população, votações de temas apresentados, e, demais apontamentos pertinentes.
Cabe salientar, conforme a organização que, esta audiência pública seguindo aspectos legais como o Artigo 49 da Lei Municipal 498/2007, mais o Artigo 40 do Estatuto da Cidade, teve por finalidades, informar, colher subsídios, debater, rever e analisar o conteúdo atinente à legislação urbanística municipal, bem como o material extraído de mapas e relatórios produzidos, até então.
Todo o material apresentado e relativo ao PDP vem sendo disponibilizado à população, permanentemente, nas redes sociais e páginas específicas de acesso eletrônico. Por fim, ficou esclarecido que novas propostas e soluções serão debatidas noutra audiência pública.
Os técnicos da UFRGS presentes foram, os professores: Geisa Rorato, Eugênia Kuhn, Clarice Oliveira, Joel Outes, Giordana de Oliveira, arquiteta colaboradora. Servidores públicos municipais compuseram a equipe de apoio.
Fonte: Ascom – Bira Costa – Divulgação: scctv.net.br