Um dos homens se passou por entregador antes de atirar nas costas do agente; Josenildo Belarmino de Moura Júnior tinha 32 anos e era natural de Pernambuco. Amigos disseram que delegado era conhecido por dedicação aos estudos – Imagem: Reprodução/Redes sociais
A Polícia Civil de São Paulo busca identificar o autor dos disparos que matou o delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, na manhã de terça-feira (14). Além dele, a polícia também investiga o envolvimento de outros dois suspeitos.
Na tarde de terça-feira (14), o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) realizou diligência em apoio à 6ª Delegacia Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) nas buscas pelos criminosos.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o trabalho de investigação ficará pelo 11º Distrito Policial de Santo Amaro. A pasta disse que mais detalhes serão preservados para garantir a “efetividade dos trabalhos policiais”.
O delegado era natural de Pernambuco e estava há apenas 7 meses na função em São Paulo. Ele também constava na lista de aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil de Pernambuco, divulgada no final de 2024.
Conhecidos disseram que o pernambucano se preparava para voltar ao estado natal.
Em nota divulgada nas redes sociais, a polícia de Pernambuco lamentou a morte. “A PCPE expressa a solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de dor”, publicou.
O velório de Josenildo Belarmino de Moura Júnior está previsto para acontecer na manhã desta quarta-feira (15), na Academia de Polícia de São Paulo.
Já na quinta-feira (16), o corpo deve seguir para um segundo velório, na Câmara Municipal de Chã Grande (PE), e sepultamento.
O caso
O delegado da Polícia Civil, Josenildo Belarmino de Moura, foi morto na manhã de terça-feira (14), durante um assalto na rua Amaro Guerra, na região de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o delegado estava a pé quando foi abordado por um motociclista, que fingiu ser entregador.
“Ao perceber que a vítima estava armada, o assaltante disparou contra ele, atingindo-o nas costas”, afirmou a pasta em nota.
Leia Também: Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Dom Feliciano – SCC TV – TV/RD
Luan Leão/CNN S. Paulo – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb