>>> Escute nossa rádio enquanto ler o artigo <<<

Prefeito Sebastião Melo falou com imprensa após fechamento de comporta

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Cidades

Prefeito Sebastião Melo falou com imprensa após fechamento de comporta | Foto: Rede Record

A prefeitura de Porto Alegre está apelando para que moradores deixem suas casas na região das ilhas em razão da elevação do nível do Guaíba.

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Sebastião Melo acompanhou o fechamento das comportas no Cais Mauá e informou que três carros de som estão percorrendo as ilhas para alertar às pessoas que aceitem o convite da prefeitura para procurarem locais seguros.

“Temos ônibus, temos vans, contratamos rapidamente abrigos para animais, porque muitas pessoas não deixam seus locais porque não gostariam de deixar seus animais”, disse Melo.

Melo alertou que os problemas ainda vão aumentar até o final de semana. “Quando chove no Rio Grande, especialmente nas cabeceiras dos rios (Jacuí, Sinos, Gravataí e Caí) e ao longo deles, você tem um duplo problema. Choveu até agora 280 milímetros, quase três vezes a média desta época, e tem mais 120 milímetros pela frente”, disse.

Melo falou que houve medições próximas a 600 milímetros na Serra Gaúcha e na região de Lajeado, gerando um acumulado que ainda chegará à Região Metropolitana. O prefeito disse que está trabalhando com governança, solidariedade, decisão rápida e parceria para enfrentar o caos.

COMPORTA FECHADA

Primeira comporta do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre é fechada, quatro meses após último acionamento. Nível do Guaíba segue em elevação. Foto: Rádio Guaíba

Em meio aos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana, a prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta quinta-feira (2) o fechamento de comportas de segurança do Cais Mauá. O processo começou pelos portões 3 e 4, localizados na altura do pórtico central.

A medida, definida nessa quarta-feira (1º) em conjunto com os órgãos de pronta-resposta no Centro Integrado de Coordenação de Serviços, tem como base as previsões de elevação do nível do Rio Guaíba nos próximos dias.

A aferição mais recente foi de 2,63 metros às 6h15 no Cais Mauá, onde a cota de alerta é de 2,5 metros e a cota de inundação é de 3 metros.

Na região das Ilhas, consideravelmente mais baixa, a aferição mais recente foi de 2,18 metros às 6h30. No local, a cota de alerta é de 2 metros e a de inundação, 2,20 metros.

Segundo a prefeitura, a área também será foco de ações nas próximas horas.

Nível do Guaíba segue em elevação. – Foto: RD Guaíba

Cheia iminente

A MetSul Meteorologia classificou a possibilidade de cheia do Guaíba como iminente e de grandes proporções, “rivalizando com algumas das maiores da história nos últimos 80 anos”. A orientação é que a população das ilhas de Porto Alegre e do Delta do Jacuí iniciem imediatamente os preparativos para remoção de objetos pessoais e para preservar seu patrimônio.

“A tendência é que o nível siga subindo rápida e acentuadamente. As águas dos rios contribuintes (Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí e Sinos) tardam até 48 horas para alcançar o Delta do Jacuí, na área de Porto Alegre, mas choveu demais na parte final dessa bacias e a água começa a chegar.”

“Quase toda a vazão da chuva já ocorrida ainda não chegou e tem mais chuva extrema para cair nos rios contribuintes, assim o pior da cheia deve ocorrer no final desta semana e na semana que vem na área do Guaíba”, concluiu a MetSul.

Fonte: ABr – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *