Evento ocorreria em junho e foi cancelado devido à situação de calamidade no Estado.
Através de nota oficial, a Prefeitura de Camaquã, no RS., informa que devido à situação de calamidade pública que assolou todo o Estado do Rio Grande do Sul está oficialmente cancelando a tradicional Festa de São João que ocorreria no dia 24 de junho na cidade.
O cancelamento da edição deste ano foi definido para que todos os esforços sejam voltados para ajudar os camaquenses e todos os gaúchos que sofrem com as consequências das enchentes.
Saiba Mais:
Quem foi São João e por que o santo é ligado a festas juninas
Festas juninas que celebravam a colheita do milho foram apropriadas pela igreja Católica e associada ao santo popular no Nordeste brasileiro.
Cristãos celebram neste sábado, 24 de junho o dia dedicado a São João. Mesmo as pessoas que não demonstram fé ao santo se divertem com o dia de São João fortemente associado às festas juninas, com quadrilhas, comidas e trajes típicos.
Conforme a tradição católica, São João é primo de Jesus. O culto ao santo é bastante popular nos estados nordestinos. Em algumas cidades, especialmente onde ele é padroeiro, a data em homenagem ao santo é feriado.
Algumas das manifestações em homenagem a São João são festas e fogueiras acesas nas ruas, tradições realizadas inicialmente na Europa e trazida ao Brasil por fiéis.
Por vezes o santo é representado como uma criança segurando um cordeiro. O cordeiro, conforme a tradição cristã, é uma referência à frase proferida por ele, “Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”.
São João por vezes é representando como uma criança segurando um cordeiro — Foto: Diocese/Divulgação
LEIA TAMBÉM: Abel Neto sugere que Internacional e outros clubes gaúchos retornem em 2025 – SCC TV – TV/RD
Fonte: Ascom PM Camaquã/Tarso – Divulgação: sccctv.net.br/Rádio Giramundoweb