Rajadas de vento e pancadas de chuva devem ocorrer entre sexta-feira (13) e domingo (15) – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de tempestades na Região Sul nos próximos dias. Entre sexta-feira (13) e domingo (15), novas áreas de instabilidade devem ocorrer, com rajadas de vento, pancadas de chuva e condição para granizo.
Essa instabilidade atmosférica ocorre devido à combinação de calor, umidade e distúrbios no fluxo de vento altitudes elevadas, que favorecem a formação de uma grande área de baixa pressão. Entretanto, de acordo com o Inmet, ainda existem divergências sobre a intensificação desse sistema de baixa pressão, que pode evoluir para um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul.
O sul e leste gaúcho devem ser as áreas mais atingidas, com condições para rajadas de vento que superem os 60 km/h e pancadas de chuva eventualmente fortes. Na segunda-feira (16), o sistema deve se deslocar para o alto-mar.
O Inmet solicitou o acompanhamento dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias. “Fique atento aos comunicados da Defesa Civil de sua cidade”, alertou.
Na última semana, o novo sistema de alertas de desastres de grande perigo da Defesa Civil Nacional entrou em operação. O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagens de texto e alertas sonoros para a população que estiver em uma possível área de risco.
Os alertas serão disparados pelas defesas civis de estados e municípios em área com cobertura 4g ou 5g, que tenham risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e outras situações. Não é necessário cadastro prévio para o recebimento das informações.
Leia Também: Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital – SCC TV – TV/RD
Fonte: Inmet – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb