Alviverde ignora o frio e mantém invencibilidade no Alfredo Jaconi ao superar o Tricolor gaúcho, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro – Foto: Divulgação/Juventude / Jogada10
Um clássico quente sob o frio de 7º da Serra Gaúcha e um roteiro habitual nesta edição de Brasileirão. Sob gritos de olé, o Juventude superou o Grêmio na tarde deste domingo (07), por 3 a 0, e manteve a invencibilidade no Alfredo Jaconi.
Com o resultado, o time de Renato Gaúcho aparece em 18º lugar, com 11 pontos, um a menos que o Vitória, primeiro time fora da zona do rebaixamento, mas que ainda joga na rodada, contra o Criciúma, em Salvador. O Ju, por sua vez, está em 11º, com 19.
O Grêmio volta a campo na quarta-feira, quando recebe o Cruzeiro, pela 16ª rodada da Série A. A bola rola no gramado do Estádio Centenário a partir das 18h30 (de Brasília). Já o Juventude volta as suas atenções para a Copa do Brasil. O clube visita o Internacional na quarta-feira, às 19 horas, pela ida da terceira fase do torneio.
O jogo
O Grêmio assustou pela primeira vez aos seis minutos. Reinaldo cruzou fechado em cobrança de falta e quase surpreendeu Gabriel, que conseguiu fazer boa defesa para evitar o gol. Aos 22, a rede quase balançou no Alfredo Jaconi. João Pedro pegou a sobra depois de escanteio e soltou uma pancada na trave.
Com o susto, os mandantes se lançaram para o ataque. E a estratégia deu certo. Aos 23, Gilberto recebeu bom cruzamento de Jadson e cabeceou para fora. No lance seguinte, porém, o atacante não desperdiçou. O camisa 9 recebeu na intermediária, girou e finalizou no cantinho para abrir o placar em Caxias do Sul.
E não demorou para a vantagem ficar maior. Com 32 minutos. Jadson cruzou, a defesa cortou parcialmente e João Lucas chutou com força para anotar o segundo dos anfitriões.
Polêmicas
Edenílson marcou de cabeça para o Grêmio aos 34 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio. O gol, no entanto, acabou anulado depois da revisão do VAR e causou polêmica devido ao posicionamento do volante.
A segunda polêmica ocorreu nos acréscimos. Jogadores do Grêmio pediram um pênalti em Villasanti após um choque com o defensor do Juventude. Os tricolores cobraram a marcação da cotovelada, mas o árbitro mandou seguir.
No final do primeiro tempo, brilhou a estrela de Gabriel. Aos 40, ele fez ótima intervenção em arremate de Cristaldo. Depois, o arqueiro buscou a testada de Geromel.
Na volta do intervalo, foi a vez do Juventude ter um tento anulado pelo VAR. Erick recebeu ótimo passe na área e tocou na saída de Rafael. O árbitro, no entanto, entendeu que Galdino foi desarmado com falta na origem da jogada.
Já aos 37 minutos, o Juventude fechou a conta. Erick recebeu cruzamento na medida de João Lucas e desviou para o fundo da rede.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 3 X 0 GRÊMIO
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 7 de julho de 2024, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Lucas Barbosa (Juventude); Pavón, Reinaldo, Gustavo Martins (Grêmio)
GOLS: Gilberto, aos 24 do 1ºT, João Lucas, aos 32 do 1ºT, Erick, aos 37 do 2ºT (Juventude)
JUVENTUDE: Gabriel, João Lucas, Danilo Boza (Rodrigo Sam), Lucas Freitas e Alan Ruschel (Gabriel Inocêncio); Caíque, Jadson e Jean Carlos (Luis Mandaca); Lucas Barbosa (Ewerthon), Erick e Gilberto (Gabriel Taliari)
Técnico: Roger Machado
GRÊMIO: Rafael, João Pedro, Geromel (Du Queiroz), Gustavo Martins e Reinado; Villasanti, Dodi e Edenílson (Galdino); Pavón (Nathan Fernandes), Cristaldo e Gustavo Nunes (Alysson).
Técnico: Renato Gaúcho