Saiba como proceder caso alguém tenha uma convulsão
Com o caso de Henri Castelli no BBB26, no dia 14 de janeiro de 2026, muita gente se questionou: o que fazer quando alguém tem convulsão? É preciso contê-la? Tem de colocar a língua da pessoa para dentro? O Área Mix te explica!
Diante da situação, que ocorreu duas vezes na casa, os brothers tentaram ajudá-lo. “Ele começou a ficar rígido e caiu. Eu coloquei a mão na boca dele e ele me mordeu”, declarou Brigido. A atitude é desaconselhada pelos médicos. Apesar do medo de que a pessoa se engasgue ou morda a própria língua, colocar a mão ou objetos na boca da pessoa pode causar ferimentos graves na vítima e em quem tenta ajudar.
O Dr. Drauzio Varella recomenda, em um quadro de convulsão, através de seu portal de saúde, a deitar a pessoa de lado para que não se engasgue com a própria saliva ou vômito. Além disso, olhe ao redor e retire qualquer objeto que possa oferecer risco de machucá-la. Em seguida, afrouxe as roupas da pessoa e erga o seu queixo, para facilitar a passagem do ar.
O que fazer se alguém tem convulsão?
Além disso, o doutor alerta que não se introduza nenhum objeto na boca nem tente puxar a língua para fora, pois isso pode ser muito perigoso. Por fim, resta apenas esperar. Assim que a convulsão passar, conduza a pessoa a um serviço de saúde sem demora e o acompanhe.
Para fins de diagnóstico correto, relate ao médico a duração da crise (marque o tempo no relógio); diga se braços e pernas se contraem de um lado apenas ou dos dois lados; Se olhos e bocas ficam abertos ou não; se o rosto ficou azulado; se a pessoa responde aos chamados ou fica sem consciência.
Ademais, se após a crise a pessoa recupera a consciência plena ou fica letárgica; se se comunica e responde a questões; se recorda o que ocorreu; se os movimentos voltam plenamente – e, caso contrário, se os problemas de movimentam são apenas de um lado do corpo ou em ambos.
BBB26: ANTES DE HENRI, SISTER TEVE AVC E QUASE MORREU
Como se sabe, Henri Castelli, de 47 anos, foi desclassificado do BBB26 por motivos de saúde na quarta (14/01). Ele teve duas convulsões no reality show. Contudo, antes dele uma sister já foi desclassificada por motivos de saúde.
As convulsões de Henri são prováveis sequelas de espancamento que sofreu um tempo atrás, que acabaram se desencadeando pelo esforço grande de ficar em pé por horas em prova de resistência. Ele precisou fazer procedimentos no rosto por conta dos ferimentos, e hoje tem uma aparência diferente da que as pessoas se recordam normalmente.
Mas esta não é a primeira vez que alguém sai do programa por esse motivo. Marielza Souza, então com 47 anos, foi desclassificada do BBB5 após sofrer um AVC isquêmico dentro do reality show. Ela desmaiou na hidro do programa, com olhos vidrados, e foi ajudada pelos brothers Grazi Massafera, Jean Wyllys e Rogério Padovan. Ela foi levada para hospital e não voltou mais.
Assessoria de Henri Castelli faz duras críticas após convulsão: “Deplorável”

“Isso entristece profundamente. Existem pessoas que carregam o título de humanas, mas vivem apenas para competir, disputando poder e vencer a qualquer custo, esquecendo valores básicos como empatia, solidariedade e humanidade”, detonou a assessoria do veterano.
Eles também disseram que se fosse com qualquer um, Henri seria o primeiro a ajudar. “Quem conhece o Henri sabe: ele pisaria no mesmo segundo para ajudar qualquer pessoa, sem pensar em jogo, estratégia ou competição. Infelizmente, não foi isso que aconteceu. E não é só ali, é assim em muitos lugares da vida”, diz o comunicado.
“Há situações em que não existe competição. Solidariedade não se disputa. União não se negocia. Humanidade não se posterga. Um pouco, quando vem do coração, tem um valor imenso. Estamos cercados de pessoas assim, e isso é, sim, profundamente deplorável”, conclui a nota.
LEIA TMBÉM: Internacional goleia Monsoon pelo Gaúcho na estreia do técnico Paulo Pezzolano – SCC TV – TV/RD
História de Vinícius Carvalho – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb/@Giramundoweb/@SCCTV3/(10) Pinterest






1 thought on “O que fazer quando alguém tem convulsão?”