As cheias no Guaíba são consequência do escoamento da água do interior do Estado. Foto: Gustavo Garbino/PMPA
O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, bateu a marca de 5 metros na tarde desta segunda-feira (13). Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), o nível do Guaíba está em 5,08 metros. A medição mais recente foi divulgada às 19h15 desta segunda.
Projeções feitas pela Defesa Civil, pelo governo do Rio Grande do Sul e por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apontam que o nível do rio pode chegar entre 5,5 e 5,6 metros, superando a marca histórica de 5,33 metros. O recorde foi registrado na segunda-feira da semana passada, dia 6 de maio, às 20h.
As cheias no Guaíba são consequência do escoamento da água do interior do Estado. Na Serra gaúcha, o final de semana foi marcado por chuvas nos locais onde estão os rios dos Sinos, Caí, Gravataí, Jacuí e Taquari.
No modelo europeu utilizado pela UFRGS, a expectativa é que a maior marca do Guaíba seja registrada na quarta-feira (15). Já o modelo americano prevê o nível mais alto entre o final desta terça (14) e o começo de quarta-feira.
LEIA TAMBÉM: Com peixe e campo destruído, fotos mostram como está estádio Beira-Rio, do Inter – SCC TV – TV/RD
Fonte: SNIRH – Divulgação: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb