>>> Escute nossa rádio enquanto ler o artigo <<<

Pesquisa revela que para 61,8% dos varejistas procura ainda baixa

Material escolar tem alta de 34,2% este ano, diz Sindilojas

Geral

Pesquisa revela que para 61,8% dos varejistas procura ainda baixa – Foto. Rovena Rosa

A procura por material escolar ainda é baixa no comércio da capital. Uma possibilidade pode ser porque os preços registram um aumento de 34,2% neste ano, conforme 34,2% dos lojistas ouvidos na pesquisa do Sindilojas Porto Alegre sobre as vendas do setor. O levantamento aponta que 61,8% dos varejistas indicam uma procura ainda baixa. Para 46% dos respondentes, a previsão é de que o volume de compras aumente próximo ao retorno das aulas – seja na semana anterior ao início (34,2%) ou na véspera da volta às aulas (11,8%).

O movimento é considerado médio para 23,7% e outros 14,5% consideram o movimento alto para época do ano. Estes resultados se refletem nas vendas. Cerca de 42% disseram que estão semelhantes ao mesmo período de 2023. Para 23,7% houve uma queda e 15,8% afirmam estarem vendendo mais agora que 2023.

Relacionando os preços de 2024 com o ano passado, o aumento neste ano foi citado por 34,2%. Dentre esses que citaram o aumento, para 37% o caderno foi o item que mais aumentou seu valor, com 12% de reajuste. Em seguida, livros, com 29,6% de citações, também com 12% de reajuste e, papel A4, citado por 7,4% das pessoas, com reajuste de 20%.

De acordo com a sondagem, o gasto médio por cliente, sem considerar a compra de livros didáticos, é de R$ 203,00. A principal forma de pagamento utilizada na loja física é o parcelamento no cartão de crédito, com 80% da preferência. Na segunda posição está a compra à vista no débito, representando cerca de 18% da movimentação financeira.

OS MAIS VENDIDOS

Cadernos: 63,2%

Mochilas: 34,2%

Canetas: 29,3%

A pesquisa identificou que cerca de 26,3% dos lojistas entrevistados notaram mudança no comportamento de consumo dos pais nas compras de materiais escolares neste ano. Para essa parcela, os pais pesquisam mais (35%), compram apenas o necessário (20%) e utilizam o material que sobrou do ano passado (10%)

Um outro item que chama a atenção são os personagens ou temas mais procurados, segundo os lojistas. Personagens de Super-Heróis, Disney, Marvel, Stitch, princesas e Wandinha lideram a lista.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, afirma ter a expectativa de que os próximos dias sejam de bom movimento nas lojas do setor. “O comércio tem essa perspectiva de começar o ano com vendas aquecidas. Material escolar é algo necessário e mexe com a economia da cidade”.

Fonte: Almir Freitas/Rádio Guaíba – Fonte: scctv.net.br/Rádio Giramundoweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *